Publicidade

NOTÍCIAS E ATUALIZAÇÕES


Aprender inglês

Boa tarde a todos. Vocês querem falar como um americano?

Nesta nova seção, eu aplico o método ao inglês, ou, mais precisamente, ao General American.

31 de março de 2016



Como pronunciar

Oi galera, acabei de adicionar uma seção mostrando como pronunciar.

Ela inclui informações sobre a articulação das consoantes e técnicas mostrando como pronunciar as vogais.

21 de fevereiro de 2016

Variedade linguística - Qual você deve aprender?

imagem Variedade linguística

"Descubra qual variante aprender e como falá-la sem sotaque."

A próxima etapa é determinar qual variedade linguística aprender.

uma variedade linguística pode ser muitas coisas: pode ser um dialeto, um socioleto, uma norma culta, falar com sotaque, entre outras coisas.

Nessa etapa, é importante que você faça essa escolha, considerando que existem, frequentemente, diversas variações e você deveria focar em uma ou apenas algumas. Depois, se você quiser aprender como falá-la sem sotaque, deveria usar a fonética.

Quer falar como um falante nativo?

Para determinar qual variedade linguística você deveria aprender, precisa primeiramente se fazer esta pergunta:

Você quer falar como um falante nativo ou quer falar com sotaque?

Isso depende do que precisa.

Talvez você queira aprender um idioma para se assimilar a algum povo e ser como um integrante dele.

Ou talvez você precise só ser capaz de se comunicar e não se importa em ser visto como parte deles.

Ou possivelmente, você, absolutamente, queira falar com sotaque por outros motivos: você quer ser visto como estrangeiro. De fato, existem pessoas que se sentem atraídas por outras (do sexo oposto, por exemplo) que tem um sotaque, então talvez o seu objetivo seja de chamar atenção nesse nível.

Pessoalmente, eu tento sempre falar um idioma como um falante nativo. Eu gosto de ser visto como um deles e de me misturar, mas sei que não é todo mundo que busca isso.

Mas se você está procurando por isso, aqui está como fazê-lo.

Como falar como um falante nativo

Primeiramente, falar exatamente como um falante nativo (além do seu idioma materno) é quase inédito.

Você pode ser extremamente proficiente para falar um idioma, mas apresenta, quase sempre, pequenos sinais de que você não está falando seu idioma nativo. Há pessoas que são treinados para detectar pequenas variações do seu ato de falar que indicam que você não está falando o seu idioma nativo.

Dito isto, no entanto, isso não impede que alguém tente esconder seu sotaque. E uma pessoa pode se tornar muito boa, caso demonstre esforço e trabalho duro.

O truque que encontrei é de totalmente esquecer o seu idioma nativo, e, ao invés disso, tentar imitar os sons do idioma que você ouve. Mas também tenha em mente que os sons de um idioma não são só pronunciação simples de sílabas; é também de usar alguns tons, acentos tônicos, intensidade e ritmo da fala.

Com certeza, é provável que haja sons num idioma que você está aprendendo que são completamente desconhecidos por você e que precisam ser aprendidos, e há alguns que podem ser muito difíceis de imitar.

Uma forma de conseguir é continuar praticando até que consiga pronunciar corretamente estes sons.

Uma outra maneira, mais eficiente para aprender estes sons estranhos é usar a fonética.

Como pronunciar usando a fonética

Uma das melhores formas de aprender como pronunciar corretamente os sons do idioma que você está aprendendo é aprender a fonética.

Pela aprendizagem da fonética, você entenderá como os sons da língua são produzidos e, assim, o permitirá aprender de maneira mais eficaz como pronunciá-los.

Não precisa se tornar um especialista em fonética para aprender como pronunciar como um falante nativo; aprender só os conceitos fundamentais (e isso não requer muito tempo) é suficiente para facilitar o seu processo de aprendizagem de como produzir qualquer som em qualquer idioma.

Caso tenha interesse nisso, certifique-se de ler essa página:

Como pronunciar

Idioma e dialeto

Depois de ter decidido se você quer aprender como falar um idioma com sotaque ou não, você deverá se perguntar: qual dialeto eu devo aprender?

OK, digamos que você queira aprender o árabe. Mas você sabe se deveria aprender o árabe magrebino ou o árabe do Golfo?

É aqui que deve ser feita uma distinção crucial: a distinção entre um idioma e um dialeto.

Basicamente, um dialeto é uma variação regional de um idioma, ou, em outras palavras, uma variação falada num país, cidade, local ou área.

Um idioma, por outro lado, não é uma única entidade; um idioma é um grupo que engloba todas as variantes possíveis do idioma, incluindo todos os dialetos deste.

Um exemplo específico

Provavelmente, se você está indo para um outro país, encontrará pessoas que falam algum tipo de dialeto.

Se você vai para a província de Quebec no Canadá, por exemplo, espera encontrar falantes do francês quebequense. Se você vai para a França, no entanto, espera encontrar falantes do francês da França.

Tanto o francês quebequense, quanto o francês da França são, igualmente, dialetos do francês. Em outras palavras, ambos representam a língua francesa.

Agora, se você escolhe aprender o francês para o objetivo específico de morar na província do Quebec, você, provavelmente, conseguirá aprendendo o francês da França, que é, provavelmente, muito mais fácil de aprender, de qualquer maneira, por causa da maior quantidade de falantes nativos disponíveis para praticar com você.

Contudo, se você escolhe fazer isso, você pode precisar de mais tempo para se adaptar ao francês quebequense porque eles falam de um jeito um pouco diferente do francês que você terá aprendido. Neste caso, se você quer evitar ter que se adaptar, você deveria aprender o francês quebequense em vez do francês da França.

Se você pretende aprender um idioma com objetivo de comunicar com algum povo, tenha em mente o dialeto que este povo fala.

Resumindo, durante esta etapa, você deverá determinar qual variedade linguística você quer aprender e pensar em encontrar pessoas que falam esta variedade para praticar com elas. Depois, se você quiser aprender como falá-la sem sotaque, você deve usar a fonética para conseguir isso.

PRÓXIMA ETAPA: 3. Encontrar os recursos de linguagem (Quais são os recursos de linguagem à sua disposição)

Seta para a Frente