Publicidade

NOTÍCIAS E ATUALIZAÇÕES


Aprender inglês

Boa tarde a todos. Vocês querem falar como um americano?

Nesta nova seção, eu aplico o método ao inglês, ou, mais precisamente, ao General American.

31 de março de 2016



Como pronunciar

Oi galera, acabei de adicionar uma seção mostrando como pronunciar.

Ela inclui informações sobre a articulação das consoantes e técnicas mostrando como pronunciar as vogais.

21 de fevereiro de 2016

Intercâmbio de idiomas - Melhores lugares para encontrar correspondentes em 2016

imagem intercâmbio de idiomas

"Determine as fontes a partir das quais você terá a sua aprendizagem do idioma."

Quando você escolhe aprender um idioma por conta própria, é importante conhecer quais os recursos disponíveis para você aprender esse idioma.

Esses recursos incluem:

  • Falantes nativos do idioma-alvo online (Intercâmbio linguístico, Sites de relacionamento, Jogos)
  • Falantes nativos do idioma-alvo em sua vizinhança com quem você poderia praticar fisicamente (Comunidade de estrangeiros na sua cidade)
  • Páginas web online escritas no idioma-alvo (Google, Linguee)

Falantes nativos online

Para aprender um idioma, você deveria, definitivamente, encontrar pessoas com quem praticar.

Felizmente, na web não faltam pessoas para a prática de um idioma. Portanto, o que difere de um idioma para outro é a quantidade de pessoas no mundo que falam cada um.

Por exemplo, encontrar falantes do espanhol disponíveis online é MUITO mais fácil do que encontrar falantes do mongol. O fato é que o espanhol é um idioma muito falado enquanto o mongol é falado somente na Mongólia e nos países vizinhos, uma área do mundo que possui uma população relativamente pequena.

Também, leva em conta a diferença de horário. Em geral, é mais fácil praticar com um falante de um idioma que reside em um fuso horário que não está muito distante do seu.

Então, antes de aprender um idioma, certifique-se de definir algumas expectativas; se você está aprendendo um idioma que tem poucos falantes, espere que seja mais difícil encontrar pessoas com quem praticar, mas não impossível.

Aqui estão três fontes onde você pode encontrar estrangeiros com quem praticar:

Sites de intercâmbio linguístico

Os sites de intercâmbio linguístico são uma mina de ouro para aprender idiomas.

É possível encontrar nesses sites pessoas que estão ansiosas para aprender um ou mais idiomas. Portanto, elas estarão de prontidão para praticar um idioma com você.

Você não tem que pedi-los que ensinem o idioma a você; tudo que você precisa fazer é praticar com essas pessoas. É um bônus se eles quiserem dar-lhe conselhos e corrigir os seus erros, mas isso não é necessário.

Claro que essas pessoas podem querer praticar sua língua materna com você também, então prepare-se para fazer concessões.

Pessoalmente, eu usei sites de intercâmbio linguístico no passado como o MyLanguageExchange (um site pago) e o SharedTalk (um site que aparentemente foi encerrado e substituído pelo RosettaStone.com).

Além de ter aprendido idiomas, eu consegui fazer bastantes amigos no processo de utilização desses sites. Alguns desses amigos eu até tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, pessoas com quem eu falo ainda hoje. Fazer amizades é um benefício adicional para o uso de tais sites.

Apesar desses dois sites acima referidos terem trazido a mim muito sucesso, não são sugestões apropriadas aqui, porque um deles é pago e o outro foi encerrado. No espírito de LearnLanguagesOnYourOwn, queremos, claro, sites que podem ser usados de graça e que ainda estão operacionais.

Abaixo está uma lista de sites de intercâmbio linguístico que sugiro que use. São sites que estão completamente funcionais, grátis e que usei pessoalmente, recentemente. Portanto, sei que funcionam:

Wespeke

O Wespeke é um site de rede social que é bastante simples de usar. Depois de ter criado seu perfil, pode fazer um clique em "Comunidade" no canto superior esquerdo e lá poderá procurar parceiros de intercâmbio linguístico fazendo uma pesquisa por língua materna, língua de destino, país e idade.

captura de tela de wespeke

Speaky

O Speaky é também um site de rede social que se parece bastante com o Facebook mas ele tem diferentes funcionalidades. Depois de ter criado sua conta, você pode escolher quais línguas já fala e quais quer praticar. Depois, pode encontrar parceiros de intercâmbio linguístico a partir de a partir de uma lista que pode ser personalizada.

captura de tela de speaky

Como podemos ver, este site está apenas em inglês mas é fácil de usar e vale a pena. Depois de ter criado o seu perfil, siga essas etapas:

captura de tela de wespeke

captura de tela de wespeke

Sites de relacionamento

Sites de relacionamento desempenharam um papel importante na melhoria do meu português.

Eu usei o Badoo na maioria das vezes, embora ele não permitisse enviar mensagens ilimitadas de graça, infelizmente.

Eu desenvolvi tanto relacionamentos sérios quanto amizades nos sites de relacionamento, mas o mais importante é que eles forneciam parceiros com quem eu podia praticar um idioma.

Em oposição a sites de intercâmbio linguístico, as pessoas com quem eu estava conversando nesses sites não me pediram para praticar o francês ou o inglês, portanto, eu estava praticando o português 100% do tempo, o que é maravilhoso.

É importante notar que os sites de relacionamento não têm que ser usados para encontrar o amor. Algumas pessoas lá se sentem completamente confortáveis em encontrar amizades, então, se tudo que você quer é praticar um idioma, certifique-se de especificar em seu perfil que você está procurando apenas amizade.

Também, dedique algum tempo para escrever um perfil completo nesses sites, pois isso aumentará as suas chances de receber respostas de outras pessoas. Tente escrever o perfil no idioma que você está aprendendo.

Aqui está uma lista de sites de relacionamento que eu recomendo que você use. Até agora, não fui limitado em termos de envio de mensagens nesses sites (isso exclui o Badoo, por este motivo):

PlentyOfFish

O PlentyOfFish parece ter a maior quantidade de usuários dos dois sites. Por esse motivo, facilita o encontro de pessoas com quem praticar um idioma. Ao fazer pesquisas você pode ordenar as pessoas a partir da última vez que visitaram o site. Isso ajuda a eliminar os resultados de usuários que não estão ativos.

captura de tela de pof

OkCupid

O OkCupid tem uma quantidade considerável de pessoas com quem pode praticar. Assim como PlentyOfFish, pode escolher pessoas que estão online no momento ou que visitaram o site recentemente. No OkCupid tem também a opção de criar um perfil detalhado. Assim como o Speaky, está disponível somente em inglês mas sua simplicidade e elevado número de usuários, faz com que valha a pena usá-lo.

captura de tela de okcupid

NOTA IMPORTANTE SOBRE OS SITES DE RELACIONAMENTO:

Tem algo que percebi usando esses sites quando eu estava em alguns países: dependendo do país onde você está, talvez não possa procurar pessoas que estão no estrangeiro.

Nos sites de relacionamento você, normalmente, precisa escolher um local antes de começar a procurar pessoas e em alguns países, não é possível procurar por estrangeiros que estejam localizadas em um país diferente do que o que você se encontra.

Acho que os sites de relacionamento impõem restrições à IPs de alguns países (um IP é como um endereço digital associado com uma cidade e um país). A boa notícia é que posso dizer-lhe que existe a possibilidade de mudar o seu IP por um IP de outro país, como Canadá e Estado Unidos, por exemplo. A má notícia, contudo, é que não posso explicar como fazê-lo, porque pode ser ilegal.

Jogos online

Jogos online, atualmente, são uma ótima maneira de se socializar com as pessoas e, portanto, praticar um idioma.

Isso significa que você pode desfrutar do seu jogo favorito e, ao mesmo tempo, ainda aprender um idioma.

Não seja tímido para usar o microfone se o recurso de chat de voz estiver disponível nos jogos que você joga. E mesmo que o recurso não esteja disponível, pode usar programas de comunicação por voz como o TeamSpeak ou o Skype para comunicar com seus companheiros de equipe no jogo.

Tente jogar com pessoas que falam o idioma que você está aprendendo.

Muitas vezes, os jogos têm diferentes servidores onde pessoas de diversas áreas do mundo jogam o mesmo jogo.

Então, se você quer aprender o espanhol, só precisa jogar em um servidor argentino, por exemplo, e expor-se a este idioma.

Na época, eu joguei bastante Counter-Strike e meu envolvimento com o jogo me obrigou a falar muito o inglês. Eu estava jogando principalmente em servidores dos Estados Unidos, mas eu poderia ter jogado em servidores suecos para a prática sueca ou em servidores russos para a prática do russo, caso fosse isso o que eu quisesse.

Se você não se importa com jogos violentos, poderia praticar um idioma no Call of Duty e Halo nos quais o recurso de chat de voz está disponível. Caso contrário, existem vários grandes jogos (como Minecraft e World of Warcraft, por exemplo), que não possuem recurso de chat de voz integrado, mas você pode usar um programa externo como o TeamSpeak ou o Skype enquanto joga esses jogos para se comunicar por voz.

Se você não tiver nem um computador nem um console, você provavelmente ainda tem um dispositivo móvel. Existem incontáveis jogos online disponíveis para os dispositivos móveis onde você ainda pode se comunicar através de uma plataforma de bate-papo.

Falantes nativos em sua vizinhança

A web não é o único lugar onde você pode facilmente praticar algum idioma. A prática pode ser feita pessoalmente dependendo de onde você mora.

Comunidade de estrangeiros na sua cidade

Se você mora em uma grande área urbana do mundo ocidental, é provável que, perto, existem várias comunidades de estrangeiros que falam um idioma diferente.

Por exemplo, sendo de Montreal, fui informado de que a cidade abrigava várias comunidades das quais eu não tinha a menor ideia até recentemente, tal como uma comunidade de noruegueses e uma de brasileiros. Essas comunidades realizam eventos e reuniões e pessoas de fora, geralmente, são muito bem-vindas a participar.

Aqui está o resultado de uma pesquisa rápida no Google:

Comunidade japonesa de Salvador Bahia

ANISA significa Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador. ANISA organiza atividades ligadas à cultura japonesa onde você, com certeza, pode encontrar pessoas que falam japonês.

Então, antes de começar a aprender um idioma, é útil fazer uma pesquisa em sua própria cidade para determinar se há pessoas com quem você pode praticar esse idioma fisicamente.

Páginas web online no idioma-alvo

Páginas Web online também são um recurso benéfico para aprender um idioma.

Google

Há inúmeras páginas que são escritas corretamente nos resultados de pesquisa do Google. Existem também várias páginas cheias de erros. Felizmente, existe uma técnica que permite que usemos os resultados de pesquisa do Google à fim de verificar se uma frase curta foi escrita corretamente. Esta técnica será explicada com detalhes durante a etapa Criar um Ambiente de Imersão Linguística.

Linguee

Além do Google, existe um site que se chama Linguee que é simplesmente incrível, se usado cuidadosamente, na tradução correta de algo do ou para o idioma-alvo.

captura de tela de linguee

Não é tão rápido quanto o Google Tradutor porque precisa escolher dentre um grande número de traduções. Felizmente, porém, você pode obter do Linguee traduções de qualidade bem superior.

Linguee tem varias extensões como .com, .com.br, .fr, .it, e assim por diante. Primeiramente, é melhor acessar o site usando a extensão específica ao idioma que você está aprendendo.

Por exemplo, se eu quiser traduzir algo em italiano, irei para http://www.linguee.it e de lá, poderei traduzir uma palavra ou uma pequena sequência de palavras do italiano para o português ou vice-versa.

Depois de ter introduzido a sua palavra ou sua pequena sequência de palavras e de ter pressionado ENTER, obterá uma lista de frases contendo essa palavra ou sequência de palavras. As frases serão escritas em português de um lado, e do outro, terá as frases correspondentes no idioma-alvo.

Os resultados obtidos provêm normalmente de sites com autoridade reconhecida que são escritos em pelos menos dois idiomas. Isso significa que, em alguns casos, as traduções são produto de tradutores qualificados. Dito isso, no entanto, pode conter erros.

Observe também que Linguee é limitado em termos de idiomas. A maioria dos idiomas europeus estão disponíveis no Linguee.com.br mas só isso. Linguee.com tem mais alguns idiomas.

Como vimos, páginas web escritas no idioma-alvo constituem uma fonte valiosa do idioma e algo de que você pode tirar proveito.

Por último, saber quais recursos estão disponíveis ajudará você a determinar a facilidade com que você poderá praticar e, portanto, aprender o idioma. Então é importante que você se informe sobre os recursos disponíveis para você antes de começar a aprender um idioma.

PRÓXIMA ETAPA: 4. Avaliar o nível de dificuldade de um idioma (Sabe o que esperar?)

Seta para a Frente